Brasilitas

Edital

Sobre a edição 2016 do programa.

Apresentação

O Brasilitas é um programa de alunos de Yale, Harvard e Stanford com o intuito de identificar e apoiar jovens talentos espalhados por todo o Brasil. Acreditamos que gente dedicada trabalha melhor em conjunto e estamos a procura de alunos com o potencial e a vontade de fazer cada vez mais pelo nosso Brasil. Queremos trabalhar junto com esses jovens para potencializar seus projetos, oferecendo não só conselhos, mas também colocando a mão na massa como for preciso para torná-los realidade.

Nosso candidato ideal não é necessariamente o primeiro da classe, ou alguém que quer estudar fora, mas sim o aluno que olha para além do vestibular ou do dever de casa da semana. Se você estuda em uma escola pública ou é bolsista em escola particular, tem um projeto para impactar sua comunidade e tem paixão para trabalhar duro nessa ideia, inscreva-se no Brasilitas.

O Programa de Mentoria

Algo que todos nós do Brasilitas temos em comum é que em algum ponto de nossas vida tivemos mentores que foram cruciais para o nosso sucesso, seja por meio de conselhos, apoio moral ou até oportunidades variadas de aprendizado e crescimento pessoal. Por isso sempre acreditamos muito no conceito de mentoria e queremos retribuir essa ajuda através do Brasilitas.

Os alunos selecionados receberão:

  • Um ano de mentoria acadêmica e pessoal personalizada que consistirá em sessões de Skype regulares com seus respectivos mentores (alunos de graduação de Yale, Harvard e Stanford)
  • Acompanhamento individual do projeto, incluindo ajuda com todos os passos necessários para o desenvolvimento, divulgação e execução de cada projeto
  • Possibilidade de receber fundos para execução do projeto
  • Participação em hangouts com especialistas para desenvolvimento pessoal e dos projetos
  • Direito de participar na Conferência Anual em 2017, com todos os custos cobertos
  • Entre outras atividades

Inscrição

Para se inscrever, basta completar o formulário na nossa página inicial.

Estamos buscando alunos motivados e com ideias de projetos com potencial de impacto significativo. O projeto pode já estar em andamento ou pode ser uma boa ideia que ainda está prestes a sair do papel. A área de impacto da sua iniciativa pode ir desde a sua escola ou comunidade até a sua cidade, estado ou país. Mas vale ressaltar que eficácia é mais importante que alcance em si. A área do projeto também fica a seu critério. Algumas áreas possíveis são Educação, Meio Ambiente, Política, Tecnologia, entre muitas outras.

Nós não estamos preocupados em encontrar uma ideia perfeita ou algo extremamente inovador. Muitas vezes uma ideia simples e bem executada pode produzir resultados fenomenais. O mais importante é que você trabalhe com algo que você se identifica e que te motiva a gerar um impacto real e significativo.

Para te dar uma ideia, algumas possibilidades de projetos são:

  • Um projeto focado na divulgação de informações para aumentar o engajamento político da população;
  • Um projeto de aulas de reforço de matemática;
  • Um projeto que mobiliza pessoas para realizar o reflorestamento de certas áreas com problemas de desmatamento;
  • Uma pequena empresa especializada em programação de websites.

Mas não se atenha só a esses tópicos. Use e abuse da sua criatividade. Estamos muito animados para ver que tipo de projetos surgem da criatividade dos alunos brasileiros!

Cronograma (Inscrições Prorrogadas!)

19/09/2016 - Inscrições abertas
12/11/2016 - Fim das inscrições
01/12/2016 - Divulgação dos aprovados

Elegibilidade

Para participar, é preciso ser aluno brasileiro do sistema de ensino público ou bolsista em escola particular, estando no ensino fundamental ou médio. Se você tem alguma situação especial e não tem certeza de que se encaixa nesses critérios, explique a situação na seção outras informações do formulário. Cada caso será avaliado individualmente. 

Caso o seu projeto seja tocado por um grupo de pessoas, esse grupo deve eleger um líder para aplicar individualmente. Inscrições em grupo não serão aceitas.

NÃO é necessário saber falar inglês para participar do programa. As inscrições devem ser feitas 100% em português!

Boa sorte! Estamos ansiosos para conhecer a sua história e as suas ideias.

 

 
 

Powered by Squarespace